Folder
On-Line


O lixo é conhecido como algo sujo e ruim, pois tem mau cheiro e pode provocar doenças. Na verdade, ele só é prejudicial quando não é devidamente
 
cuidado. Infelizmente é esse lixo “descuidado” que existe na maioria dos lugares. Mas as coisas podem ser diferentes: boa parte do lixo pode ser aproveitada. É possível recilar objetos de plástico, vidro e alumínio e até transformar lixo orgânico em adubo através de um processo chamado COMPOSTAGEM.
 
 
Como transformar seu lixo orgânico em adubo.
Na natureza, o lixo orgânico é fundamental para a vida. Ele é decomposto e vira parte do solo fértil onde crescem as plantas. A compostagem busca otimizar esse processo. Ela oferece as condições ideais para obtenção de adubo com qualidade num período curto. 1Corte seu lixo em pedaços pequenos e vá juntando tudo até formar um monte de mais ou menos 1,5 m de altura.

2 Revire o monte toda semana e mantenha-o sempre úmido, se possível utilize um regador. Isso evitará moscas e mau cheiro. Não deixe o monte na chuva. Tenha cuidado para que ele não fique nem muito molhado, nem muito seco.

3 Verifique sempre a temperatura do monte. É normal, e até recomendável, que ele fique quente por um tempo.

4 O composto leva cerca de 90 dias para ficar bom, quando fica parecido com terra. Misture o composto com o solo do seu quintal, e ele estará pronto para ser utilizado.
A compostagem é algo simples de se fazer. Muita gente pode se interessar: agricultores com plantações pequenas ou grandes, pessoas com horta ou jardim em casa ou prefeituras preocupadas com o meio ambiente.
 
Restos de frutas e verduras, folhas caídas, sobras de comida, restos agrícolas, estrume e toda matéria morta em geral, tudo isso é o que se chama de lixo orgânico. Ele é melhor aproveitado quando separado dos outros tipos de lixo, que podem intoxicá-lo.
 
É o homem interagindo com o meio ambiente!
O composto obtido é uma ótima alternativa aos fertilizantes inorgânicos, que melhoram a produção agrícola a curto prazo, mas acabam esgotando o solo. Por ser natural, o composto tem resultados mais equilibrados, tanto que também pode ser utilizado para recuperação de solos desgastados.
 
Seu lixo vira um excelente fertilizante!
A importância da compostagem levou o Instituto de Biologia da UFBA a iniciar um projeto experimental para estudar o processo. Deu tão certo que agora a Universidade está levando a compostagem à comunidade. Todos podem aprender a fazer o composto. São necessárias apenas as informações corretas.
Foto da usina da UFBa
   
 
| Topo |
 
© CopyRight Laviet - Instituto de Biologia - UFBa