PROJETO REDE REVIVER - RECOPE
View in English

Rede de Cooperação como Alternativa para a Destinação e Reaproveitamento de Resíduos Sólidos Orgânicos


1. Resumo

A Rede Reviver, com apoio da FINEP e da FAPESB, surgiu com o propósito de congregar esforços na busca de soluções para a problemática da destinação de resíduos sólidos orgânicos. Foram estabelecidas parcerias entre a Universidade Federal da Bahia, representada pelo LAVIET-IBIO (laboratório de Avaliação de Impactos em Ecossistemas Terrestres - Instituto de Biologia), e diversos segmentos sociais e empresariais como a LIMPEC (Limpeza Pública de Camaçari), Prefeitura Municipal de Salvador, Caraíba Metais S.A., CEPLAC e Associação Beneficente Senhora da Cordoaria, etc com o objetivo de reaproveitar resíduos orgânicos através da compostagem, monitorar sua qualidade e avaliar o efeito do seu uso no beneficiamento de solos. As atividades da Rede Reviver, documentadas através de relatórios, monografias, teses de mestrado, publicações e de detalhado arquivo fotográfico, podem ser acessadas na home page (www.ufba.br/~laviet). Entre as atividades realizadas pela Rede, foi implantada uma Usina de Compostagem no aterro sanitário da LIMPEC; feita a manutenção da Usina Experimental de Compostagem da UFBA; monitorado o processo de compostagem e da qualidade final do composto produzido; foram realizadas campanhas educativas (informação x sensibilização x conscientização) junto às comunidades direta e indiretamente envolvidas no projeto principal, a exemplo da campanha permanente na Feira Municipal de Camaçari; realizados treinamentos e formação de recursos humanos; pesquisas sobre o efeito do uso de composto orgânico no beneficiamento de solos agrícolas, solos de parques e jardins e solos degradados em área industrial. A integração de diferentes segmentos sociais, como Universidade, Empresa Privada e Setor Público é um desafio constante, justificado pelo objetivo comum de gerar benefícios de elevado valor social, ambiental, científico e econômico, como a destinação inteligente do lixo. A Rede Reviver tem sido uma experiência bem-sucedida.


2. A Rede Reviver e os seus Parceiros

Respondendo ao Edital 01/97 da FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos e da FAPESB (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia) nasce a Rede Reviver, atendendo ao Programa de Desenvolvimento das Engenharias - PRODENGE - Subprograma Redes Cooperativas de Pesquisa - RECOPE. A rede Reviver teve suas atividades concretamente iniciadas em janeiro de 2000.

Considerando que um dos grandes problemas da sociedade atual está na produção e destinação de resíduos sólidos domésticos e industriais, a Rede Reviver surgiu com o propósito maior de encontrar alternativas, tecnicamente viáveis, para o reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos. Neste contexto, a implantação de usinas de compostagem constituiu-se no passo inicial para a concretização dos objetivos propostos, os quais englobam a produção do composto, o monitoramento da sua qualidade, e sua subseqüente utilização como beneficiador de solos.

A Universidade Federal da Bahia (UFBA), líder da Rede, através do LAVIET (Laboratório de Avaliação de Impactos em Ecossistemas Terrestres) do Instituto de Biologia, tem como parceiros a LIMPEC (Limpeza Pública de Camaçari-Ba), a SPJ (Superintendência de Parques e Jardins da Prefeitura Municipal de Salvador), EBAL - Simões Filho (Empresa Baiana de Alimentos - Central de Abastecimento), a EBDA (Empresa Baiana de Desenvolvimento Agropecuário), a CEPLAC (Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira), a Caraiba Metais S.A., a Associação Beneficente Senhora Santana da Cordoaria e a Pró-Reitoria de Extensão da UFBA. As parcerias da Rede Reviver se estabelecem com o compromisso de produzir e/ou usar o composto orgânico (de resíduos orgânicos urbanos), eventualmente o biossólido (de origem industrial), e avaliar seu efeito nas propriedades físicas, químicas e biológicas de solos através do desenvolvimento de pesquisas científicas.

A UFBA visa a produção e transferência de conhecimentos, formação de recursos humanos e o gerenciamento de tecnologias relacionadas ao reaproveitamento de resíduos sólidos orgânicos; à utilização segura do composto orgânico produzido com qualidade; à recuperação de áreas degradadas e ao beneficiamento de solos com fins agrícolas e de lazer (parques e jardins). Além de treinamentos, atividades de sensibilização, campanhas educativas, a Rede Reviver tem sido responsável pela elaboração de relatórios, monografias e dissertações de mestrado.

A LIMPEC, principal parceira da Rede, está diretamente envolvida com o gerenciamento da Usina de Compostagem, instalada no seu aterro, como resultado de esforços da Rede de Cooperação. A Limpec também se envolve com atividades voltadas á seleção do lixo visando o incremento da produção de composto.

Através de convênio firmado com a SPJ foi desenvolvida pesquisa de mestrado que objetivou avaliar o efeito do composto orgânico no beneficiamento de solos de jardins de Salvador. Um segundo trabalho de mestrado avaliou o efeito do composto no controle de fitopatógenos de plantas ornamentais.

A parceria com a EBAL assegura a coleta de lixo selecionado proveniente da central de abastecimento de hortifrutigranjeiros do município de Simões Filho.

A participação da EBDA e da CEPLAC se estabeleceu especialmente na etapa inicial da Rede Reviver quando da implantação de metodologias laboratoriais e identificação de agricultores. Tanto na EBDA quanto na CEPLAC foram feitas aquelas análises ainda não possíveis de serem realizadas no LAVIET. No decorrer desses dois anos de atuação da Rede, o LAVIET vem se equipando técnica e instrumentalmente, o que inclusive possibilitou o seu credenciamento como laboratório que atingiu nível de excelência, através do Programa de Controle de Qualidade de Laboratório de Fertilidade da Embrapa.


A parceria com a Caraiba Metais se estabelece especificamente com o compromisso de avaliar a ação de biossólido proveniente do tratamento de efluentes líquidos industriais, na recuperação de solos degradados através do desenvolvimento de pesquisas. Para isso foi firmado um convênio iniciado em setembro de 2000, que teve duração de 12 meses.

Os agricultores, que vêm testando o efeito do composto no beneficiamento de solos agrícolas, são membros da Associação Beneficente Senhora da Cordoaria. Além de orientações técnicas recebidas através do desenvolvimento de trabalho de mestrado, os agricultores são assistidos através das atividades da ACC (atividade curricular em comunidade) originada do programa UFBA em Campo da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA.

A Pró-Reitoria de Extensão da UFBA se caracteriza como parceira da Rede através de apoio institucional e financeiro destinado ao desenvolvimento de atividades educativas e de sensibilização junto à comunidade do mercado municipal de Camaçari, escolas e junto aos agricultores participantes da Rede.

O sucesso de uma rede de cooperação está diretamente ligado ao grau de interdependência entre seus componentes, a confiança e a dedicação no cumprimento do papel de cada um dentro dos prazos estabelecidos. Somente quando se estabelece uma relação "ganha-ganha", é que uma rede de cooperação é bem sucedida.


3. Resultados Obtidos

As atividades da Rede Reviver, documentadas através de relatórios, teses de mestrado, publicações e de detalhado arquivo fotográfico, podem ser acessadas na home page (www.ufba.br/~laviet). Essas atividades direcionaram-se principalmente para a Implantação da Usina de Compostagem da Rede no aterro sanitário da LIMPEC; manutenção da Usina Experimental de Compostagem da UFBA; Monitoramento do processo de compostagem e da qualidade final do composto produzido; Realização de campanhas educativas (informação x sensibilização x conscientização) junto ás comunidades direta e indiretamente envolvidas no projeto principal; Treinamento e formação de recursos humanos; Pesquisas sobre os efeitos do uso de composto orgânico no beneficiamento de solos agrícolas, de parques e jardins e de áreas degradadas.

A implantação da usina de compostagem no aterro da Limpec foi, sem dúvida, um dos principais objetivos alcançados. A usina iniciou suas atividades dia 3 de agosto de 2000. Atualmente, a Limpec executa três coletas semanais de resíduos sólidos orgânicos na EBAL, o que corresponde a cerca de 2 t/dia de resíduos e 1 tonelada dia do produto final, o composto. A manutenção da usina vem sendo realizada por dois funcionários, que a LIMPEC destinou para esta atividade e um auxiliar mantido pela Rede Reviver. Esse auxiliar também é responsável pela manutenção da Usina Experimental de Compostagem da UFBA, onde são desenvolvidas atividades educativas e de pesquisa.

Esforços estão sendo direcionados para aumentar a destinação de resíduos para a usina de compostagem. A usina recebe apenas os resíduos previamente selecionados visando assegurar a qualidade do composto. Campanhas esclarecendo a importância da separação do lixo estão sendo realizadas na Feira Municipal de Camaçari e em algumas indústrias do Pólo Petroquímico de Camaçari. Do mesmo modo está em desenvolvimento um estudo de caracterização dos resíduos domésticos produzidos em Camaçari. Este estudo, que teve apoio do CNPq através da concessão de bolsa desenvolvimento regional, encontra-se na sua última campanha de caracterização. As informações geradas através desse estudo possibilitarão o planejamento adequado de um programa de coleta seletiva a ser adotado brevemente, em caráter experimental, pela prefeitura de Camaçari. Com uma produção mensal de cerca de 4038 toneladas de lixo domiciliar, sendo que 57,4% deste montante são resíduos orgânicos passíveis de compostagem, a usina poderá sofrer um incremento mensal de 2.318 toneladas de resíduos.

O composto orgânico tem tido sua qualidade determinada através de análises físicas, químicas e biológicas realizadas, quase em sua totalidade, no LAVIET. É imprescindível conhecer as características (qualidade) do composto e do solo que receberá o composto. Nesse sentido, a capacitação instrumental do LAVIET com recursos da Rede Reviver foi outra meta proposta e alcançada.

No que se refere a formação de pessoal, atividades educativas e de sensibilização, a Rede Reviver foi responsável por:

a) treinamentos de multiplicadores da LIMPEC, com vistas ao processo de informação e conscientização da comunidade quanto à necessidade de separação do lixo na fonte;

b) treinamentos de pessoal de campo, quanto ao tratamento adequado para os resíduos na usina de compostagem;

c) campanhas permanentes de sensibilização e conscientização junto a feirantes, empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari, agricultores e escolas;

d) esclarecimentos prestados à comunidade em geral, interessada na problemática do lixo, especialmente estudantes de primeiro e segundos graus que visitam a Usina Experimental de Compostagem da UFBA ou que recebem visitas da equipe da Rede Reviver;

e) formação de recursos humanos (estudantes de graduação e pós-graduação).


Projetos de pesquisa e extensão foram realizados ou ainda se encontram em desenvolvimento, como:

1) Projeto de Recuperação do Talude das Células do Aterro Sanitário da LIMPEC com apoio do CNPq; (iniciação científica)

2) Avaliação do efeito de biossólido na recuperação de solos degradados de área industrial (em cooperação com a Caraiba Metais - (monografia)

3) Uso do Composto no paisagismo, produção de hortaliças e plantas medicinais em área do Aterro Sanitário da LIMPEC (atividade de extensão)

4) Avaliação da aplicação de composto no desenvolvimento de plantas ornamentais de jardins de Salvador (trabalho de mestrado);

5) Avaliação do Efeito do Composto na Descontaminação de Solos Poluídos com Cádmio (trabalho de mestrado);

6) Avaliação do Uso do Composto na Produção de Hortaliças junto a Agricultores de Camaçari: Identificação de Indicadores de Sustentabilidade (trabalho de mestrado);

7) Atividade Microbiana na caracterização da recuperação de solos degradados (iniciação científica);

8) Caracterização do lixo da Cidade de Camaçari com vistas a Implantação de Coleta Seletiva no município (bolsa desenvolvimento regional)

9) Efeito do composto orgânico no controle de fitopatógenos de plantas ornamentais (trabalho de mestrado)


As atividades da Rede Reviver são interligadas, complementares e sucessivas. A rede atua despertando a conscientização coletiva para com as questões do lixo; está envolvida em estudos da caracterização do lixo produzido, visando a implantação de coletas seletivas; possui usinas de compostagem para destinação dos resíduos selecionados; processa o lixo através da compostagem; monitora a qualidade do composto produzido; emprega o composto no beneficiamento de solos, monitorando os seus efeitos e desperta uma postura ecológica e sustentável junto aos agricultores e aos consumidores, ao estimular a produção e o consumo de hortaliças orgânicas.

As hortaliças produzidas com uso do composto orgânico estão sendo comercializadas em feira pública da cidade de Camaçari, com excelente aceitação do público, que já reconhece os benefícios do composto orgânico através do paladar e da durabilidade das hortaliças.

Visando a sustentabilidade da rede, estudos vêm sendo realizados visando a comercialização do composto produzido na usina de Camaçari.

A Parceria com a LIMPEC foi um fator decisivo na concretização das metas da Rede Reviver. Em razão disso, as atividades foram concentradas no município de Camaçari-Ba, onde o interesse e as condições de infra-estrutura tornaram exeqüíveis a implantação da usina de compostagem e o desenvolvimento dos vários projetos coordenados pela Rede Reviver.


4. A Fase Atual da Rede Reviver

Com novos recursos recentemente liberados pela FINEP-FAPESB, a Rede Reviver está iniciando uma nova etapa, que além de dar continuidade aos projetos em andamento, se compromete a:

1 - Implantar coleta seletiva de lixo doméstico no município de Camaçari, em caráter
experimental;

2 - Ampliar a produção de composto orgânico na Usina de Compostagem da LIMPEC;

3 - Comercializar o composto orgânico;

4 - Desenvolver novos projetos de pesquisa e aqueles já em andamento;

5 - Envolver as empresas do Pólo Petroquímico de Camaçari na implantação de coleta
seletiva para o reaproveitamento dos resíduos orgânicos dos restaurantes;

6 - Implantar curso itinerante de Compostagem e gerenciamento de resíduos sólidos
urbanos

7 - Ampliar a atuação da REDE junto à comunidade, escolas, prefeituras e aos pequenos e
médios agricultores;

8 - Intensificar parceria com os atuais parceiros;

9- Identificar e vincular novos parceiros;

10- Formar recursos humanos especializados;

11- Divulgar as atividades da Rede Reviver;

12- Submeter a Rede Reviver a novos editais de financiamento.

5. Equipe

O sucesso da Rede Reviver advém da identificação dos seus componentes com a proposta maior da rede e especialmente do comprometimento da equipe da coordenação e dos demais parceiros.

A equipe atual da coordenação da rede é composta por

Profa Dra Josanidia Santana Lima
Profa Ms Hermínia Freitas Bastos
Ariomar de Castro Aguiar (Químico - Técnico do Laviet)
Alessandra Argôlo do Espírito Santo - Bióloga (mestranda)
Carla Regina Nunes Costa - Bióloga (mestranda)
Cinara Del' Arco Sanches - Agrônoma (mestranda)
Luciana de Oliveira Santos - Geógrafa
Síldia Santos Gomes - graduanda de Biologia
Rita de Cássia Oliveira Pedreira - graduanda de Museologia
Ana Paula Bittercourt da Paixão - graduanda de Biologia
Eagles Muniz Alves - graduando de Biologia
Maria Betânia Figueiredo Silva - graduanda de Biologia
Darlan Muniz Conceição - graduando de Comunicação
Bárbara Virgínia Nascimento Borges - graduanda de Secretariado
Alice Torres Barbosa - graduanda de Biologia
Reinildo de Jesus Silva - Auxiliar de Campo
Carlos Bahia da Conceição Júnior - Motorista

6. Eventos Realizados e Documentos Produzidos

1- I Workshop da Rede Reviver realizado no Instituto de Biologia em 2 de maio de 2000

2- II Workshop da Rede Reviver: Resultados Obtidos, realizado na Prefeitura de Camaçari
em 12 de Dezembro de 2001

3 - Apresentação em Workshop organizado pela FINEP em outubro de 2001 no Rio de Janeiro

4 - Apresentação do trabalho "Biomonitoring of the Effect of Sewage Sludge on the
Remediation of Contaminated Soils in an Industry Area in Bahia-Brazil" com apresentação
oral em congresso na India em fevereiro de 2002

5- Relatórios apresentados à FINEP e à FAPESB

6 - Relatório apresentado ao CNPq - bolsa de desenvolvimento regional (Dra Claudia Gorgati)

7 - Relatórios apresentados à Pró-Reitoria de Extensão da UFBA

8 - Artigo: Rede de Cooperação como solução para a problemática da destinação de
Resíduos Sólidos Orgânicos: resultados obtidos. TECBAHIA, V. 16, n.3, 2001, pg. 51-55

9 - Artigo: Caracterização dos Resíduos Sólidos Domiciliares Urbanos do Município de
Camaçari-Ba visando a Compostagem. TECBAHIA, V. 16, n.3, 2001, pg. 56-60

10 - Artigo submetido à revista Environmetal Pollution: Biosystems in the Preliminary
Evaluation of the Effect of Sludge in the Remediation of Soils Polluted by Industrial
Atmospheric Emissions

11 - Dissertação de mestrado da Química Jurema Castro: Ação do Composto Orgânico na
Biodisponibilidade de Cádmio (já defendida)

12- Dissertação de mestrado da Bióloga Rosana Abreu: Efeito do Composto Orgânico no
Beneficiamento de Solos de Parques e Jardins (em fase de defesa)

13 - Dissertação de mestrado da Bióloga Claudia Longa: Efeito do Potencial Antagônico de
Trichoderma spp. e de Composto Orgânico a Rhizoctonia solani kühn e de sua Influência
no Desenvolvimento de Catharanthus roseus (L>) G. Don. (em fase de defesa)

7. Dificuldades e Soluções

Integrar diferentes segmentos sociais como Universidade, Empresa Privada, Setor Público e comunidade em geral, é um desafio constante, que se justifica pelo objetivo comum de gerar benefícios de elevado valor social, ambiental, científico e econômico, como a destinação inteligente do lixo. Ajustes e alterações foram necessários entre os parceiros iniciais e os atuais da Rede Reviver. Em determinados momentos da execução das atividades propostas, especialmente no início dos trabalhos, a coordenação da Rede observou fragilidade no processo de engajamento de alguns dos parceiros. Especificidades administrativas implicaram em ritmos bastante diferenciados na realização de tarefas e cumprimento de prazos. Na busca de soluções, foi promovido o I workshop e posteriormente, reuniões mais frequentes para definição do papel de cada um na nova e atual estrutura da Rede Reviver. Os resultados atuais são gratificantes e estimulantes.

8- Perspectivas

A Rede Reviver se caracteriza como um instrumento técnico, científico e social. Através das suas usinas de compostagem, do LAVIET e dos vários projetos de pesquisa e de extensão em desenvolvimento, a rede entra em sua fase de consolidação. A busca da sua auto-sustentabilidade é um impulso que naturalmente leva a novas iniciativas como equipar o LAVIET de forma a ser possível a oferta de serviços, como análises de solo e tecido vegetal. A venda do composto orgânico é uma outra alternativa em busca da auto-sustentabilidade da Rede Reviver. Entretanto a transferência de tecnologia passa a ser o passo de maior significado.


9- Agradecimentos

À FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e à FAPESB pela concessão de recursos que possibilitaram o desenvolvimento deste trabalho.

 
 
 
| Topo |
 
© CopyRight Laviet - Instituto de Biologia - UFBa